Twitter, Facebook, Tumblr, Snapchat, YouTube … A lista de ferramentas digitais que alunos e crianças usam está sempre crescendo. Eles são a geração ‘nativa digital’. Essas crianças podem saber como usar todas essas diferentes plataformas, mas elas sabem o que acontece sob o “capô”?
A alfabetização digital foi além da fase do usuário. As crianças precisam saber como escrever códigos para serem cidadãos digitais verdadeiramente eficazes do futuro. Já o mercado de trabalho está fortemente baseado no mundo digital e para competir agora e no futuro entender o código é uma grande vantagem.
A perspectiva de ensinar as crianças a codificar assusta os professores? Os professores já tem trabalhado para se manter atualizados sobre como usar diversos softwares e apps que tem aparecido rapidamente em suas salas de aula.
Mas e para ensinar código? Você não precisa ser um engenheiro ou ter um diploma em tecnologia para fazer isso? Isso não é algo que você aprende em um curso de ciência da computação?
Estudo da organização CODE.ORG aponta que os alunos tem praticamente a mesma performance no aprendizado quando tem aulas com professores dá área de Computação em comparação com professores que ensinam código mas são de outras áreas: