Aprender a programar melhora o aprendizado de matemática, porém a crença convencional sempre foi de que as crianças interessadas em codificação devem desenvolver habilidades matemáticas fortes primeiro. No entanto, o inverso também pode ser verdade: a codificação pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades matemáticas e tornar o aprendizado de matemática mais envolvente e divertido.
Escolas que possuem o ensino de programação para crianças em sua grade relatam melhorias consideráveis nas notas de matemática de seus alunos, com desempenho superior de seus alunos em relação a outras escolas de mesmo nível e com dados demográficos semelhantes.
As melhorias não se devem apenas por inserir programação em sua grade, mas também ao conteúdo do currículo aplicado nas aulas.
Quando as crianças aprendem a programar elas desenvolvem habilidades-chave como resolução de problemas, prática de pensamento algorítmico e computacional.
Além de aprenderem a programar as crianças se divertem utilizando ferramentas feitas especialmente para sua idade, onde podem criar jogos e animações.
Desta forma é mais provável que se envolvam e aprendam mais os conteúdos das aulas.
O conjuntos de habilidades aprendidas nas aulas, que incluem formas de quebrar e analisar problemas complexos, se traduzem na melhoria do aprendizado em outras matérias do currículo escolar e principalmente quando se trata de matemática.
Você pode observar a melhora da performance escolar da criança independente se ela aprende a programar em casa ou na escola.
Receba informações sobre as melhores práticas, tutoriais e ferramentas para educar seu filho no mundo digital.
Além disso ficará sabendo em primeira mão sobre novidades e promoções.
Aprender conceitos abstratos de matemática pode ser um desafio para muitas crianças e pode deixá-las sem entender completamente o assunto.
Pais, professores e especialistas em tecnologia estão usando ferramentas de programação para ajudar as crianças a visualizar conceitos matemáticos abstratos.
“Um dos benefícios curriculares mais comuns da programação de computadores é que as crianças têm mais facilidade para aprender matemática”, relata uma professora de ciências da computação que leciona programação em escolas do ensino fundamental.
“Quando elas precisam resolver uma divisão é mais fácil visualizar os números agora em vez de contar com os dedos. Eles visualizam a equação e pensam na melhor maneira de resolvê-la.”
A professora relata que “viu crianças em várias séries melhorarem suas habilidades matemáticas” depois de ingressarem nas aulas de programação.
https://scratch.mit.edu/projects/277159611/
Consertar naves espaciais ou salvar filhotes é uma ótima maneira de uma criança ver aplicações concretas do uso da matemáticas.
As crianças desenvolvem habilidades matemáticas mais fortes quando aplicam conceitos em um contexto do mundo real.
O método mental para construir um programa e resolver um problema matemático são os mesmos.
O pensamento computacional envolvido na programação de computadores envolve lógica, organização e análise de dados e quebra de um problema em partes menores e mais gerenciáveis.
Muito disso também é necessário para resolver problemas de matemática.
Crianças que fazem aulas de programação veem como a matemática é inerentemente criativa.
Um aluno de 10 anos que regularmente compete em competições de matemática cria arte utilizando espirais e triângulos através da programação.
Durante o processo ele aprende vários conceitos matemáticos como coordenadas, movimentação espacial e trigonometria.
https://scratch.mit.edu/projects/278845982/
A programação é uma maneira real de ensinar o pensamento matemático.
Quando os alunos criam ou depuram um programa eles praticam o método de resolução de problemas.
Professores de matemática descobrem que existem maneiras de utilizar atividades de programação para ensinar a identificação de padrões.
“Meus filhos pedem para programar porque eles gostam”, relata uma mãe de crianças de 15 anos, de 11 anos e de 8 anos.
“Sem perceber, meus filhos estão identificando atributos e agrupando variáveis, aplicando lógica condicional, desenvolvendo funções algorítmicas e calculando ângulos dentro de formas geométricas. Mas acima de tudo, eles estão pacientemente articulando hipóteses para resolver problemas e aplicando com ousadia a experimentação de tentativa e erro, estratégias exigidas por qualquer campo de estudo. Graças a programação que potencializa o aprendizado da matemática real. Calcular corretamente os tempos de espera, definir contadores de pontuação, calcular pontos e interações de tempo entre os personagens em seus jogos ”.
“Se as crianças perceberem que estão usando matemática ao programar jogos isso pode realmente aumentar sua confiança em matemática e mostrar a elas que o pensamento matemático pode ser legal”.
Matemática não é legal ? O que poderia ser melhor que isso ?
https://scratch.mit.edu/projects/277161649/
Vale relembrar que não é preciso nenhum conhecimento técnico anterior para aprender ou ensinar o ScratchJr ou Scratch.
A Planet Code possui cursos online para ScratchJr e Scratch para crianças ou adolescentes que também podem ser usados por pais ou professores no ensino de programação.
Fonte: Monster.com
Siga-nos em nossas redes sociais para aprender mais sobre como ensinar tecnologia e código pra crianças e adolescentes:
Inscreva-se em nosso canal no Youtube:
▶ Canal Planet Code
Conheça nossos cursos:
▶ https://planetcode.com.br/categoria-produto/cursos-online/
Redes Sociais:
▶ Site: https://planetcode.com.br/
▶ Facebook: https://www.facebook.com/planetcodebr/
▶ Instagram: https://www.instagram.com/planetcodebr/
▶ Twitter: https://twitter.com/PlanetCodeBr
▶ LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/planetcode
Contato:
▶ contato@planetcode.com.br
Seja uma Escola Parceira:
▶ http://planetcode.com.br/escola/
Cursos de programação para crianças e adolescentes
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Copyright @2018 - PLANET CODE® - Todos os direitos reservado - Desenvolvido por PLANET CODE