Como as crianças podem encontrar sucesso aprendendo programação.
Aprender a codificar parece ser um esforço impossível, certo? É muito parecido – literalmente – aprender uma linguagem totalmente nova!
Assim, pedir às crianças que se imaginem com a capacidade de, digamos, criar um aplicativo, já é uma tarefa difícil o suficiente.
Mas hoje existem muitas ferramentas e métodos de ensino especialmente criados para que crianças e adolescentes possam encontrar o sucesso aprendendo programação.
Ferramentas estas capazes de proporcionar para a criança o aprendizado de programação para que possam criar diversos tipos de “produtos”, como Robôs, Sites de Internet, Aplicativos para Smartphone, Animações, Jogos e muito mais.
Pensar que uma criança possa fazer tanto chega a ser impactante para nós e talvez impossível, mais saiba duas coisas: realmente é impactante e também muito possível.
Hoje crianças ao redor do mundo aprendem estas tecnologias e criam soluções incríveis, que além de ajudar no seu próprio desenvolvimento intelectual e cognitivo, despertam a criatividade e empreendedorismo.
O que significa “programação/codificação para crianças”?
A codificação ou programação para crianças é o aprendizado da técnica de criar programas ou códigos por crianças.
Embora possa ser difícil imaginar uma mente jovem aprendendo algo aparentemente tão complexo, é definitivamente uma realidade atingível.
Graças à proliferação de cursos, programas, sites e brinquedos a programação pode ser divertida e de fácil aprendizado.
No nível mais básico, a programação é como nos comunicamos com os computadores e o que usamos para criar e executar sites, aplicativos, videogames e muito mais.
Aprender a codificar é como aprender a falar e escrever em um idioma específico, a linguagem de um computador.
Por onde começar com as crianças ?
É uma resposta que pode ir a milhões de direções diferentes.
Então, vamos começar nos concentrando em como ir para a direção certa – para frente.
E este caminho deve ser em pequenos passos, não precisa dar grandes saltos.
O importante é que, a cada movimento, seu filho tenha um progresso e ajude em como as crianças podem encontrar sucesso aprendendo Programação.
Por que as crianças devem aprender a programar ?
Anos atrás, quando surgiu o assunto de programação para crianças, você pode ter pensado que era um hype, porque a ideia era nova e original no sistema educacional.
Embora esse hype sobre o aprendizado de programação não fosse infundado de maneira alguma, o tempo era realmente a única coisa que poderia nos dizer.
O tempo passou mas ainda estamos vendo estatísticas de que apontam que em 2018, 2,4 milhões de empregos em tecnologia não foram preenchidos.
Outros levantamentos mostram que 71% de todos os novos empregos em STEM estão em computação, mas apenas 8% dos graduados em STEM estão em Ciência da Computação.
Além de simplesmente dizer que “programação é legal, vamos aprender”, estamos dizendo “aprender programação é de fato legal, e você também deve aprender porque será recompensado”.
Em outras palavras, há empregos, muitos deles e empregos que pagam muito bem.
O que torna isso ainda melhor é que não são apenas as oportunidades de trabalho, mas também o desenvolvimento de habilidades como criatividade, resolução de problemas, colaboração e comunicação.
Além de outras habilidades que podem melhorar o desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças, abaixo algumas delas:
- Programadores estão em alta demanda
- A codificação fornece uma vantagem competitiva ao se candidatar a faculdades, estágios e empregos
- Com conhecimento de programação, os alunos entendem melhor o mundo ao seu redor
- A programação é divertida e satisfatória
- Codificação melhora a criatividade
- Codificação melhora a resolução de problemas.
- Codificação melhora a persistência
- Codificação melhora a colaboração
- Codificação melhora a comunicação
Quais as melhores linguagens de programação para crianças ?
Olhando para tudo o que foi apresentado acima, espero que você ainda tenha vontade de seguir em frente!
De qualquer maneira, este é um ótimo lugar para parar e avaliar, porque a partir de agora estaremos mergulhando nas melhores opções de linguagem de programação para seus filhos, enquanto também observamos algumas histórias inspiradoras de codificadores de crianças.
O importante é que, a cada movimento, seu filho tenha um progresso.
Scratch e outras linguagens de programação visual
A programação visual é uma ótima maneira de introduzir lógica e conceitos computacionais para alunos iniciantes.
Claro, essas linguagens não ensinam a sintaxe necessária na maioria das outras linguagens de programação, mas tudo bem!
Isso é tudo sobre progresso e seguir em frente, lembra?
Tentar colocar muito no prato do seu filho normalmente faz mais mal do que bem.
Com o Scratch e outras linguagens de programação visuais a simplicidade e a rápida aprendizagem deixam as crianças empolgadas.
A gratificação imediata de arrastar e soltar comandos e depois ver histórias, jogos e animações interativas serem criadas instantaneamente são incentivos insanamente poderosos.
Como você introduz as crianças na programação?
Cada aluno, naturalmente, tem o seu ritmo de aprendizado mas o importante é que cada um deles tenha uma evolução constante e que aprenda coisas novas sempre.
Ao invés de desmotivar os alunos com uma enxurrada de conteúdo que não conseguem absorver vamos caminhar ao seu passo.
A crianças será gradativamente apresentada aos conceitos e será desafiada a realizar tarefas sozinhas, para que aprendam a pensar logicamente.
O erro sempre faz parte do aprendizado e nunca deve ser punido, o erro serve como uma ponte entre aquilo que levou a criança a concluir da forma equivocada para a correta compreensão da atividade.
Desta forma a criança não sentirá retraída a tentar, pelo contrário, ela será estimulada a raciocinar e tentar independente do resultado.
E aprenderá que errar faz parte do processo de aprendizado.
A criança será estimulada a criar, com o conhecimento em mãos agora chega o momento da criança pensar em como aplicá-lo para um propósito.
Este propósito pode ser alguma ideia própria ou que ela perceba que pode ser útil para alguma outra pessoa ou outra situação.
Estimulando a criatividade e o empreendedorismo, aplicando o conhecimento para criar algo útil e prático.
Desta forma, em nossa metodologia seguimos algumas premissas:
- Acompanhar o ritmo do aluno
- Progressão contínua do aprendizado
- Desafiar o aluno a melhorar sempre
- Aprender com o erro
- Estimular o raciocínio lógico
- Incentivar a criança a tentar e não desistir
- Usar a criatividade para criar algo novo
Fonte: iD Tech
Comece hoje mesmo
Vale relembrar que não é preciso nenhum conhecimento técnico anterior para aprender ou ensinar programação para crianças.
A Planet Code possui cursos online para crianças e adolescentes que também podem ser usados por pais ou professores no ensino de tecnologia.