• +55 11 4551 0059
  • contato@planetcode.com.br
Criança aprendendo programação

O que saber antes de matricular seu filho em um curso de programação ?

Antes de matricular seu filho em um curso de programação precisamos verificar vários aspectos para que a criança ou o adolescente aprenda da forma adequada, de acordo com a sua idade e interesse.

Com o aparecimento de escolas de programação e tecnologia para crianças e adolescentes por todo o país nos últimos anos houve uma enxurrada de matrículas em cursos de programação, robótica e criação de games, dentre outros.

Mais recentemente, com a chegada da pandemia do COVID-19, os pais começaram a buscar alternativas para ocuparem o tempo dos filhos em casa de forma construtiva, buscando opções de ensino relevantes.

Ficou mais evidente e escancarado que o futuro do trabalho será muito atrelado ao uso e criação de soluções baseadas em tecnologia, e que preparar os nossos filhos para este cenário é essencial.

Sumário

O QUE É IMPORTANTE DE FATO

O que precisamos ter em mente é que cursos de tecnologia como estes não devem ser o fim em si, não devemos matricular nossos filhos para aprender a usar ferramenta A ou B. 

A tecnologia é um meio para desenvolver habilidades que serão importantes para a criança independente da carreira que sigam.

Os pais não devem matricular os filhos em cursos como esses para que os filhos virem programadores de computador, criadores de jogos ou engenheiro mecatrônicos. 

Em muitos cursos com esse objetivo sim, e isso pode ser prejudicial para boa parte das crianças e adolescentes.

Não matriculamos nossos filhos para fazer aulas de música, dança ou esporte para virarem artistas ou esportistas profissionais.

Mas sim para ajudar no seu desenvolvimento físico e mental, onde aprenderão habilidades como disciplina, concentração, abstração e capacidades motoras.

APRENDIZADO NO TEMPO CERTO

Ao longo do tempo o aluno pode querer desenvolver de forma mais profunda alguma dessas habilidades, este é o momento para os pais trocarem o ensino lúdico e buscarem o desenvolvimento mais técnico.

O ideal é que os cursos de tecnologia sigam o mesmo caminho, buscando formas de ensino mais lúdico e menos técnico para alunos iniciantes.

Existem diversas linguagens de programação visuais, como o Scratch por exemplo, onde o aluno não vai aprender códigos complexos que reforçam o conceito de que aprender tecnologia é “difícil” e “chato”, mas sim de forma estimulante e divertida.

ENVOLVIMENTO DOS PAIS

AULA GRATUITA ONLINE

Clique no botão abaixo e faça sua inscrição para uma aula online gratuita.

É preciso conhecer o que os cursos oferecem e saber se eles são adequados aos seus filhos, analisando o seu conteúdo e também sua metodologia.

“Uma mãe de uma aluna me contou que não tinha a mínima ideia do que sua filha iria aprender quando fez a matrícula no curso de programação, mas depois ficou maravilhada com o resultado e com o que ela começou a criar.”, contou Jorge Lessa, fundador da Planet Code, uma escola dedicada a oferecer cursos de tecnologia e empreendedorismo digital para crianças e adolescentes.

Esse relato traz dois importantes fatores relacionado ao ensino de tecnologia, o primeiro é a falta de conhecimento que os pais têm sobre o que é oferecido nos cursos.

Dessa forma também não conseguem avaliar se o conteúdo programático é adequado ou não.

O segundo aspecto relevante deste relato é o resultado em si do que estava sendo ensinado para a aluna, que neste caso tinha apenas 6 anos de idade.

A mãe ficou surpreendida de forma positiva com o que a filha aprendeu e com o que era capaz de fazer com essa nova habilidade.

“É importante os pais acompanharem os filhos durante o processo, se não for possível acompanhar  as aulas, peça para o seu filho mostrar o que tem aprendido e o que tem realizado, sempre incentivando e elogiando o seu progresso.”, contou Jorge Lessa, fundador da Planet Code, sobre a importância dos pais para o desenvolvimento dos filhos e também para que os pais tenham mais capacidade de avaliar a qualidade dos cursos oferecidos.

SAIBA AVALIAR AS FERRAMENTAS CERTAS

eBook Gratuito

Preencha o formulário abaixo e enviaremos gratuitamente o eBook “FERRAMENTAS GRATUITAS PARA ENSINO DE TECNOLOGIA”

Ebook - Ferramentas de Ensino de Tecnologia

“A primeira experiência da criança com tecnologia tem que ser algo extremamente interessante e estimulante. Não podemos criar uma barreira para os alunos nesse momento, principalmente quando ensinamos programação.”, afirma Jorge Lessa, fundador da Planet Code.

Muitas escolas ensinam cursos de HTML, Python, JAVA para crianças e adolescentes de 8, 10 ou 12 anos. ~

Estas são linguagem de programação que programadores profissionais utilizam, que para alunos desta idade não oferecem nenhum atrativo.

Claro que não é impossível que a criança aprenda, mas se cria uma barreira muito grande. 

O que acaba trazer o efeito contrário ao esperado, ao invés de atrair a atenção pode gerar repulsa. O ideal é usar ferramentas adequadas de ensino para cada idade.

METODOLOGIA DE ENSINO É ESSENCIAL

O ensino adequado de cursos de tecnologia estimula o desenvolvimento cognitivo, trabalha áreas cerebrais importantes, principalmente ligadas a capacidade de raciocínio lógico, matemático e a criatividade da criança.

Em um primeiro momento parecem coisas antagônicas e difíceis de ser conciliadas, mas com o uso de uma metodologia correta de ensino o aluno irá desenvolver muito a sua imaginação e capacidade de criação tanto quanto o pensamento lógico e racional.

Esta é uma forma de estimular e desenvolver habilidades cognitivas de ambos hemisférios cerebrais, isso é importante por diversos aspectos, primeiro porque as pessoas tem interesses distintos.

Algumas tem seu lado mais artístico, musical e visual mais aguçados, e outras tem facilidades para atividades que envolvam raciocínio lógico, como jogos, enigmas e atividades matemáticas.

METODOLOGIA PARA DIFERENTES PERFIS

Metodologias de ensino de tecnologia que estimulam ambos os interesses e aptidões das crianças são importantes para que elas não fiquem desestimuladas e frustradas.

Esta parcela de alunos não pode ficar de fora, excluídas do ensino de habilidades que serão tão essenciais para seu futuro.

Como não existe uma regulamentação sobre o que deve ser ensinado e como ensinar, cada escola cria seu próprio currículo de ensino.

Os pais, na maioria das vezes leigos, podem cair no “canto da sereia” de um bom marketing de cursos que são, na maioria das vezes, muito caros para grande parcela dos alunos.

5 PERGUNTAS PARA AVALIAR UM CURSO

Agora você já conhece melhor o que é importante levar em consideração sobre o ensino de tecnologia e programação.

Antes de matricular seu filho faça estas 5 perguntas essenciais para avaliar se o curso é adequado ou não:

  1. O curso é indicado para a idade do seu filho ?

  2. A ferramenta utilizada foi criada para o ensino de alunos desta idade ?

  3. Qual o objetivo do curso ?

  4. O que será ensinado no curso ?

  5. É possível fazer uma aula experimental com a presença dos pais ?

Com as respostas obtidas e principalmente com a aula experimental você conseguirá avaliar melhor se está matriculando o seu filho no curso ideal para ele.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

Veja também:

Comece hoje mesmo:

CURSOS ONLINE

Aprenda no seu ritmo, no local e momento em que quiser. Escolha o curso ideal para você e comece a criar seus projetos hoje mesmo.

CURSOS AO VIVO

Escolha o melhor horário e faça os cursos em sua casa. As aulas ao vivo contam com instrutores para ensinar e tirar todas as suas dúvidas.

Avatar
Planet Code

Cursos de programação para crianças e adolescentes

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
error: SITE PROTEGIDO !!!

AULA GRATUITA ONLINE

Preencha com as informações abaixo para receber sua aula gratuita online.

AULA GRATUITA ONLINE

Preencha com as informações abaixo para receber sua aula gratuita online.

AULA GRATUITA ONLINE

Preencha com as informações abaixo para receber sua aula gratuita online.

AULA GRATUITA ONLINE

Preencha com as informações abaixo para receber sua aula gratuita online.

AULA GRATUITA ONLINE

Preencha com as informações abaixo para receber sua aula gratuita online.

AULA GRATUITA ONLINE

Preencha com as informações abaixo para receber sua aula gratuita online.