Para conseguirmos isso, no entanto, precisamos fazer e manter as crianças interessadas em programação, para isso precisamos considerar cuidadosamente a metodologia e as ferramentas adequadas de ensino para a idade de seu filho.
A programação pode ser desafiadora e, se ensinada da maneira errada, pode parecer uma tarefa interminável e dolorida, semelhante à leitura de um guia de montagem com texto incrivelmente longo.
Uma dica para tornar as aulas mais interessantes é incorporar elementos que a criança se identifique, que ela já tenha vivenciado no passado ou atualmente – como jogos eletrônicos.
Não há melhor maneira de envolver uma criança em uma aula de ensino de programação do que através de um jogo, dessa forma elas quase não percebem que estão estudando.
Além de poder criar seu jogo favorito, elas conseguem extrapolar os limites dos jogos e também personalizar os personagens, cenários e ações. Podendo até a criança fazer parte do jogo.
Motivando a criança a contribuir com suas próprias idéias, exercitando a criatividade e imaginação enquanto aprendem os fundamentos das linguagens de programação.
É uma solução perfeita para adquirir conhecimento em um ambiente divertido e criativo.