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Menina Aprendendo a Programar

Qual a melhor maneira de ensinar Programação para crianças ?

Sabemos que todas as profissões no futuro usarão ou dependerão muito de tecnologia. Desta forma para que nossos filhos sejam competitivos precisamos ensiná-los a dominar esta área, especialmente a Programação. Mas qual a melhor maneira de ensinar Programação para crianças ?

Para conseguirmos isso, no entanto, precisamos fazer e manter as crianças interessadas em programação, para isso precisamos considerar cuidadosamente a metodologia e as ferramentas adequadas de ensino para a idade de seu filho.

A programação pode ser desafiadora e, se ensinada da maneira errada, pode parecer uma tarefa interminável e dolorida, semelhante à leitura de um guia de montagem com texto incrivelmente longo.

Uma dica para tornar as aulas mais interessantes é incorporar elementos que a criança se identifique, que ela já tenha vivenciado no passado ou atualmente – como jogos eletrônicos. 

Não há melhor maneira de envolver uma criança em uma aula de ensino de programação do que através de um jogo, dessa forma elas quase não percebem que estão estudando. 

Além de poder criar seu jogo favorito, elas conseguem extrapolar os limites dos jogos e também personalizar os personagens, cenários e ações. Podendo até a criança fazer parte do jogo.

Motivando a criança a contribuir com suas próprias idéias, exercitando a criatividade e imaginação enquanto aprendem os fundamentos das linguagens de programação. 

É uma solução perfeita para adquirir conhecimento em um ambiente divertido e criativo.

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Aprender através de cursos Online

A Plaent Code oferece cursos de Tecnologia e Programação Online para crianças e adolescentes onde a criança aprende a criar Jogos, Animações, Apps, Sites e muito mais.

No que diz respeito à codificação de jogos para crianças, existem cursos que são exclusivamente voltados para este tema, podendo a criança criar Jogos de plataforma 2D e também Jogos com interface 3D.

Além disso, em todos os outros cursos há projetos de criação de jogos, até mesmo crianças pequenas, a partir de 5 anos, aprendem a criar e se divertir com os jogos.

A Planet Code oferece tipos de cursos:

  • Cursos Online
  • Cursos Ao Vivo

CURSOS ONLINE

Aprenda no seu ritmo, no local e momento em que quiser. Escolha o curso ideal para você e comece a criar seus projetos hoje mesmo.

CURSOS AO VIVO

Escolha o melhor horário e faça os cursos em sua casa. As aulas ao vivo contam com instrutores para ensinar e tirar todas as suas dúvidas.

Como funcionam os cursos ?

Cursos Online

Os Cursos Online foram criados para as crianças assistirem as aulas de acordo com sua agenda e no seu ritmo.

As aulas podem ser feitas de qualquer lugar, precisando apenas de um acesso a Internet. Também é possível assistir as aulas quantas vezes a criança quiser.

Cursos Ao Vivo

Os Cursos Ao Vivo são realizados em uma sala de aula virtual, onde a aula é guiada por um instrutor online, onde a criança será orientada durante a aula e poderá tirar todas as suas dúvidas.

Através da Webcam o instrutor interage com o aluno, pode compartilhar sua tela e ver as atividades realizadas pelo aluno em seu computador.

Desta forma, o Curso Ao Vivo funciona da mesma forma como um curso presencial, porém com vantagens para pais e alunos. 

Conheça os nossos cursos

Os cursos da Planet Code utilizam ferramentas de ensino utilizadas pelas principais instituições de ensino no mundo.

Essas ferramentas podem ser utilizadas pelos alunos sem custo, sem a necessidade de comprar nenhum tipo de licença e com o computador que ela já possui.

As crianças aprendem linguagens de Programação baseada em blocos, ideal para o aprendizado de lógica computacional para crianças e adolescentes.

  • Fase 0
  • Fase 1
  • Fase 2
  • Fase 3
  • Fase 4
  • Fase 5
  • Fase 6
  • Fase 7
  • Fase 8

Estórias e Animações

Descrição

Este curso é para alunos que não tenham nenhuma experiência anterior. Os alunos irão aprender a criar jogos e histórias interativas. Também não é necessário para a criança saber ler ou escrever. 

Elas aprenderão que a programação é criativa, divertida e fácil!

Para quem é o curso

Idade sugerida: crianças entre 5 e 7 anos

Linguagem

Ferramenta utilizada: Scratch Jr (gratuita)

Tipo de linguagem: linguagem visual baseada em blocos

Para os alunos de até 10 anos recomendamos que os pais ou um adulto esteja com o seu filho para a aula. Os alunos mais novos tendem a ter mais dificuldade em operar o computador e precisam de alguma ajuda para navegar e manter o foco.

Jogos, Animações e Estórias

Descrição

Este curso é recomendado para alunos com ou sem experiência anterior. Os alunos irão criar Jogos, Animações e Estórias interativas. Aprenderão conceitos de lógica de programação e poderão compartilhar suas criações com amigos e com uma comunidade de milhões de outros estudantes. 

As aulas são simples e divertidas!

Para quem é o curso

Idade sugerida: de 8 a 16 anos

Linguagem

Ferramenta utilizada: Scratch (gratuito)

Tipo de linguagem: linguagem visual baseada em blocos

Para os alunos de até 10 anos recomendamos que os pais ou um adulto esteja com o seu filho para a aula. Os alunos mais novos tendem a ter mais dificuldade em operar o computador e precisam de alguma ajuda para navegar e manter o foco.

Criação de Games 2D

Descrição

Este curso é indicado para alunos que já concluíram a Fase 1. Neste cursos os alunos irão aprender a criar jogos em 2D para computador. Neste processo elas aprenderão a criar personagens, cenários e movimentações. Os jogos podem ser de plataforma, ação ou tiro. 

Além disso, a diversão está garantida, as crianças poderão jogar com a família e amigos.

Para quem é o curso

Idade sugerida: de 8 a 16 anos

Linguagem

Ferramenta utilizada: Stencyl (gratuito)

Tipo de linguagem: linguagem visual baseada em blocos

Para os alunos de até 10 anos recomendamos que os pais ou um adulto esteja com o seu filho para a aula. Os alunos mais novos tendem a ter mais dificuldade em operar o computador e precisam de alguma ajuda para navegar e manter o foco.

Aprenda a Fazer Apps

Descrição

Neste curso os alunos irão aprender a criar Apps para celular que poderão ser distribuídos e instalados por qualquer pessoa no mundo através do Google Play Store. Os alunos aprenderão a criar diversos Apps que poderão ser usados no seu dia a dia. Pensar de forma construtiva para resolução de problemas reais e empreender.

A imaginação aqui não tem limites!

Para quem é o curso

Idade sugerida: de 9 a 16 anos 

Linguagem

Ferramenta utilizada: MIT App Inventor (gratuito)

Tipo de linguagem: linguagem visual baseada em blocos

Para os alunos de até 10 anos recomendamos que os pais ou um adulto esteja com o seu filho para a aula. Os alunos mais novos tendem a ter mais dificuldade em operar o computador e precisam de alguma ajuda para navegar e manter o foco.

Criando seu Próprio Site

Descrição

Neste curso os alunos irão aprender a criar seu próprio website, incluindo todos os aspectos, tais como o domínio, o layout e o seu conteúdo. Os entenderão como a Internet funciona, como as pessoas e empresas ganham dinheiro com sites e receberão orientações sobre segurança na rede. 

Além de ser uma ótima oportunidade para aprender, será uma grande ferramenta para o aluno empreender, criar ou se expressar!

Para quem é o curso

Idade sugerida: de 9 a 16 anos 

Linguagem

Ferramenta utilizada: WordPress (gratuito)

Tipo de linguagem: CMS 

Para os alunos de até 10 anos recomendamos que os pais ou um adulto esteja com o seu filho para a aula. Os alunos mais novos tendem a ter mais dificuldade em operar o computador e precisam de alguma ajuda para navegar e manter o foco.

Criação de Games 3D

Descrição

Neste curso os alunos aprenderão a criar jogos em 3D através de uma linguagem de programação visual simples. Vamos exercitar a criatividade dos alunos e desenvolver sua narrativa (“storytelling”). Vamos trabalhar a capacidade de resolução de problemas e programação. 

Crianças, adolescentes e adultos se divertirão aprendendo e brincando com suas criações!

Para quem é o curso

Idade sugerida: de 9 a 16 anos

Linguagem

Ferramenta utilizada: Kodu (gratuito)

Tipo de linguagem: linguagem visual baseada em blocos

Para os alunos de até 10 anos recomendamos que os pais ou um adulto esteja com o seu filho para a aula. Os alunos mais novos tendem a ter mais dificuldade em operar o computador e precisam de alguma ajuda para navegar e manter o foco.

Projetos de Robótica

Descrição

Para quem é o curso

Idade sugerida: 

Linguagem

Ferramenta utilizada: 

Tipo de linguagem: 

Fábrica do Futuro

Descrição

Para quem é o curso

Idade sugerida: 

Linguagem

Ferramenta utilizada: 

Tipo de linguagem: 

Eletrônica na Prática

Descrição

Para quem é o curso

Idade sugerida: 

Linguagem

Ferramenta utilizada: 

Tipo de linguagem: 

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Vale relembrar que não é preciso nenhum conhecimento técnico anterior para aprender ou ensinar programação para crianças.

A Planet Code possui cursos online para crianças e adolescentes que também podem ser usados por pais ou professores no ensino de tecnologia.

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Cursos de programação para crianças e adolescentes

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    Atividades

    Cada aula é um projeto onde a criança desenvolve um programa do início ao fim.

    Aprenderão de forma simples e didática a criar Jogos, Animações, Estórias, Arte e Música com sons e interatividade.

    O que aprenderão

    Principais conceitos aprendidos:

    • coordenadas
    • movimentação
    • sequenciamento
    • ação e reação
    • repetições
    • desenho de personagens

    Requisitos

    Alunos:

    • nenhum (não precisam saber ler, escrever ou ter experiência prévia)

    Para assistir as aulas:

    • computador, tablet ou celular com acesso a Internet

    Para realizar as atividades:

    • iPad 2 ou mais recente
    • Tablet Android, 7  polegadas, Android 4.2

    Atividades

    Cada aula é um projeto onde a criança desenvolve um programa do início ao fim.

    Os alunos aprenderão como criar e compartilhar programas e como aplicar conceitos de programação de forma efetiva para resolver problemas.

    Aprenderão de forma simples e didática a criar Jogos, Animações, Estórias, Arte e Música com sons e interatividade.

    O que aprenderão

    Principais conceitos aprendidos:

    • coordenadas
    • movimentação
    • sequenciamento de ações
    • ação e reação
    • repetições 
    • paralelismo de ações
    • conceitos de inteligência artificial
    • criação de bots
    • interação com realidade aumentada

    Requisitos

    Alunos:

    • saber ler e escrever

    Para assistir as aulas:

    • computador, tablet ou celular com acesso a Internet

    Para realizar as atividades:

    • Computador ou notebook com Webcam
    • Acesso a Internet
    • Browser Chrome

    Atividades

    Durante o curso aluno aprenderá a criar um jogo completo.

    Aprenderão os mecanismos de funcionamento de um jogo, fluxo de ações em um jogo, lógica de programação, criação e design de personagens e cenários.

    Aprenderão também conceitos simples de Inteligência Artificial para aplicar nos personagens controlados pelo computador.

    O que aprenderão

    Principais conceitos aprendidos:

    • instalação do Stencyl
    • mecanismos de funcionamento de um jogo
    • interatividade
    • fluxo de ações em um jogo
    • condicionais (if, senão, etc)
    • operadores lógicos (“=”, “e”, “ou”, etc)
    • criar personagens e cenários
    • variáveis
    • Inteligência Artificial

    Requisitos

    Alunos:

    • Fase 1

    Para assistir as aulas:

    • computador, tablet ou celular com acesso a Internet

    Para realizar as atividades:

    • Windows 7, ou Mac OS X 10.9, ou Linux Ubunto 12

    Atividades

    Neste curso os alunos irão aprender a criar diferentes Apps para celulares ou Tablets.

    Aprenderão como criar Apps que utilizam os diversos sensores e dispositivos existentes nos aparelhos, tais como câmera, GPS e giroscópio.

    Aprenderão também como instalar e distribuir os Apps para amigos e parentes.

    O que aprenderão

    Principais conceitos aprendidos:

    • como resolver problemas reais com tecnologia
    • programação orientada a objeto
    • utilizar sensores e dispositivos
    • conceitos lógicos de programação (condições, operadores, repetições, etc)
    • design e experiência do usuário

    Requisitos

    Alunos:

    • Fase 1

    Para assistir as aulas:

    • computador, tablet ou celular com acesso a Internet

    Para realizar as atividades:

    • Windows 7, ou Mac OS X 10.5, ou Linux Ubuntu 8
    • Browser Chrome 4.0
    • Celular ou Tablet Android v2.3 

    Atividades

    Neste curso os alunos irão criar sua presença na Internet com seu próprio domínio. 

    Irão planejar e criar seu website, aprenderão a fazer o seu design e criar conteúdo.

    Aprenderão como a linguagem da Internet funciona e quais os cuidados que as pessoas devem ter na rede.

    O que aprenderão

    Principais conceitos aprendidos:

    • arquitetura da Internet
    • criação de domínios
    • conceitos básicos de HTML e CSS
    • CMS Wordpress
    • criação de Blog
    • design de website
    • cuidados com a segurança

    Requisitos

    Alunos:

    • Fase 1

    Para assistir as aulas:

    • computador, tablet ou celular com acesso a Internet

    Para realizar as atividades:

    • Windows, ou Mac, ou Linux com Chrome

    Atividades

    Neste curso os alunos irão executar atividades que fazem parte de todo processo de criação de um jogo ou uma estória.

    Irão criar um enredo para o jogo, sua narrativa, características dos personagens, irão prototipar a ação e criar os cenários.

    O que aprenderão

    Principais conceitos aprendidos:

    • coordenadas
    • movimentação
    • lógica de programação
    • design de jogos
    • mecânica de jogos 3D
    • narrativa / storytelling

    Requisitos

    Alunos:

    • Fase 1

    Para assistir as aulas:

    • computador, tablet ou celular com acesso a Internet 

    Para realizar as atividades:

    • Windows 7
    • Placa de vídeo com suporte para Directx 9.0c e Shader Model 2.0

    Atividades

    O que aprenderão

    Requisitos

    Alunos:

    •  

    Para assistir as aulas:

    •  

    Para realizar as atividades:

    •  

    Atividades

    O que aprenderão

    Requisitos

    Alunos:

    •  

    Para assistir as aulas:

    •  

    Para realizar as atividades:

    •  

    Atividades

    O que aprenderão

    Requisitos

    Alunos:

    •  

    Para assistir as aulas:

    •  

    Para realizar as atividades:

    •